segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Vídeo reportagem sobre o fim da URSS



ao final do vídeo deixe o seu comentário....

Profa. Sueli

5 comentários:

  1. Nome: Fernando Soares Santos Flho 8ºC nº 08 .
    A União Soviética que foi criada em 1922 como primeiro Estado Comunista da história agora é só isso, história. O líder Gorbatchov renunciou porque de acordo com o mesmo, a partir do momento em que foi criada as comunidades de Estados independentes, substituíram o estado geopolítico da União Soviética, então ele não tinha outra alternativa a não ser renunciar. Porém, ele não concordava com a maneira que a comunidade foi tomada e disse que o povo deveria ter sido consultado. A renuncia de Gorbatchov foi vista em Moscou com muita frieza porque ele é até hoje um herói por ter interrompido a Guerra Fria, por ter afastado a hipótese de uma guerra nuclear e para os russos ele por muito tempo foi vilão, porque tinha níveis de populares baixíssimos. O símbolo já foi temido, amado, já foi odiado e que até hoje vai ter lugar em museus a bandeira branca, azul e vermelha da Rússia agora está simbolizando o poder nacional.
    O fim da União Soviética deu-se pelo fato de ter “perdido” para o capitalismo. Apesar de que a URSS não seguia mais o modelo comunista a anos, e até mesmo o socialismo estava em decadência. Um ano antes (1990), foi inaugurado em plena praça vermelha o primeiro Mc Donald’s na Rússia, o que mostrava um dos símbolos do capitalismo em plena União Russa Socialista Soviética.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. NOME: Tamires da Conceição José
    Série:8ª A Nº 32
    Profª Sueli

    Eu entendi que Michael Gorbachev renunciou, por que não tinha outra alternativa.
    Ele diz que não concordava com a maneira que a decisão de criar a comunidade foi tomada,diz que o povo deveria ser consultado. Diz que não se arrepende de ter começado o processo de reformas democráticos. A renuncia de Gorbatchov foi vista em Moscou com muita frieza porque ele é até hoje um herói por ter interrompido a Guerra Fria, por ter afastado a hipótese de uma guerra nuclear e para os russos ele por muito tempo foi vilão, porque tinha níveis de populares baixíssimos.

    ResponderExcluir
  4. Nome:Talvanes Neto Série: 8a número: 45


    Eu entendi que após ter governado a URSS por 29 anos, Stálin morreu em 1953, sendo sucedido por Nikita Krushev. O governo de Stálin, embora tenha transformado a União Soviética em uma potência, foi marcado pelo autoritarismo, ditadura, falta de liberdade e corrupção. Krushev, quando assumiu o poder, decidiu acabar gradativamente com a política autoritária do governo anterior e procurou adotar uma política de paz com os países capitalistas.

    ResponderExcluir